4 dicas de sustentabilidade para promover no seu evento

4 dicas de sustentabilidade para promover no seu evento

As pessoas encontram-se cada vez mais envolvidas com o tema sustentabilidade e preocupadas, de maneira que só compram ou então participam de atividades que tenham essa preocupação como um dos focos.

E como esse tema é um assunto muito em alta, vários segmentos de mercado têm buscado mais informações e ações a respeito. E isso inclui também o mercado de eventos.

Atualmente há algumas estratégias que podem ser realizadas para que o evento possa ser o melhor possível e com um menor impacto ambiental, bom para produtores, apreciadores e claro, para a natureza.

Opte por um espaço bom

É importante no momento de escolher pelo espaço, que ele seja espaçoso, para uma boa acomodação das pessoas, com segurança como sistema de combate a incêndio mas também, dos itens que vão ajudar na organização.

Busque espalhar por todo o ambiente, lixeiras de coleta seletiva, já que dessa maneira, é possível incentivar os participantes a jogarem cada lixo no local correto, além de apresentar a sua empresa como preocupada com essa questão.

E após o evento, o lixo que foi separado pode ser mandado para cooperativas de reciclagem. Quando uma parceria é feita, tende a agregar ainda mais valor ao evento. É possível que lixos eletrônicos também estejam no lugar, dessa forma, escolha também pela reciclagem de eletrônicos.

Brindes sustentáveis

E eles, os objetos mais esperados no decorrer dos eventos, os brindes, não podem deixar de ser sustentáveis, já que toda programação teve o foco e se preocupou com a sustentabilidade.

Realize uma pesquisa de opções que estão no mercado, as quais tenham ligação com o seu negócio. Mas os mais clássicos são canetas, cadernos, canecas, então procure pelas opções que menos agridem o meio ambiente. 

Faça uma avaliação dos fornecedores

Na hora de realizar a contratação dos fornecedores que vão fazer parte do evento, os quais vão disponibilizar cadeiras, mesas, decoração, alimentos e bebidas, é necessário conhecê-los.

Se são empresas que encontram-se na mesma linha de ideias e políticas sustentáveis que a sua, a parceria com certeza vai ser de sucesso. Isso porque, de nada adianta você realizar um evento que seja sustentável e contar com fornecedores que não têm a mesma preocupação.

Sem desperdícios

Durante a produção do evento, diversos consumos são feitos sem necessidade, como a utilização em excesso de papéis, impressão de muitos documentos, uso desnecessário de água, entre outras questões.

Para que os desperdícios possam ser evitados, é extremamente importante que toda a equipe presente para a produção, para que sempre que possível, evitem o uso de materiais que não são necessários na hora, ou que podem ser substituídos, como os citados anteriormente.

Ao realizar a divulgação do evento, pode existir uma mescla entre impresso e digital. Escolha pelo auxílio de outsourcing de impressão, que são empresas terceirizadas nesse trabalho, as quais podem optar por itens sustentáveis. E invista também no digital. As redes sociais podem ser uma grande ajuda para divulgação do evento além de extremamente sustentável.

São vários pontos importantes para se levar em consideração no momento de produzir um evento que não seja agressivo ao meio ambiente. Por isso, você, produtor de eventos, aposte na inovação com a sustentabilidade. 

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook