5 dicas para fazer uma gestão comercial eficiente

5 dicas para fazer uma gestão comercial eficiente

Seja você um profissional autônomo ou proprietário de uma empresa, já deve saber sobre a importância de gerenciar suas vendas, não é mesmo? Afinal, é justamente a gestão comercial que faz com que seus negócios tenham sucesso.

Não basta ser um palestrante incrível se não souber como vender seu peixe e se não tiver estrutura para atender seus clientes. Por isso, trouxemos 5 dicas para que você saiba, de uma vez por todas, como fazer uma gestão comercial eficiente. Confira!

1. Contrate bons profissionais

Sim, sabemos que isso parece uma dica óbvia, mas não é. O mercado de trabalho mudou bastante e, atualmente, as habilidades são menos valorizadas do que as qualidades de cada um. Isso ocorre porque técnicas podem ser aprendidas, mas características pessoais dificilmente serão mudadas.

Por isso, antes de avaliar se seu time comercial sabe tudo sobre a área, verifique se são pessoas dispostas a aprender constantemente, se recebem feedbacks de maneira positiva e se são estáveis emocionalmente.

Se sabem vender? Bom, isso pode ser ensinado.

2. Tenha uma estratégia de vendas clara

Não basta ter a melhor equipe comercial se não houver uma estratégia de vendas bem definida. É fundamental que todos saibam para onde estão remando, pois se não souberem, cada um tentará chegar a um lugar diferente e a empresa não alcançará lugar algum.

Para isso, é importante que todos tomem ciência de alguns pontos:

3. Capacite sua equipe de gestão comercial

Geralmente, gestores comerciais incentivam seu time a fazer cursos e treinamentos de vendas. De fato, é imprescindível que quem trabalha na área esteja sempre aprimorando suas técnicas.

No entanto, noções de organização, gestão e disciplina podem fazer uma grande diferença na performance de seus colaborares. Por isso, incentive a busca por esses conhecimentos.

4. Estimule o compartilhamento de informações

Muitas vezes, percebemos que uma equipe de vendas é desunida graças à busca individual para atingir metas e receber comissões. Mas, um bom gestor deve saber como manter uma competição saudável ao mesmo tempo em que estimula o trabalho em grupo.

Assim, é importante sugerir o compartilhamento de informações entre a equipe para que todos se ajudem e, assim, tragam melhores resultados para a empresa.

Manter essa porta aberta faz com que a comunicação seja muito melhor e os colaboradores se sintam confortáveis para criticar ou sugerir estratégias de vendas, aumentando não só os resultados, mas também o engajamento.

5. Crie um senso de propriedade do negócio

Se quiser ter resultados realmente significativos em suas vendas, crie um senso de propriedade do negócio junto ao seu time. Os colaboradores devem abraçar a empresa como se fosse deles. Mas, isso não se faz só com treinamentos de motivação.

O ideal é que aquelas pessoas que atingirem melhores resultados possam, de alguma forma, serem bonificadas com uma parte dos lucros ou ter um plano de carreira diferenciado, por exemplo. Assim, ela se sentirá “sócia” da empresa e não apenas mera funcionária.

A gestão comercial eficiente não é aquela que impõe metas, mas que faz com que o time entenda a importância de alcançar tais objetivos. E isso acontece quando as pessoas aceitam ter suas habilidades apuradas e entendem que não são meras ferramentas de vendas, mas parte fundamental do sucesso do negócio.

Compartilhe com a gente nos comentários como você faz a gestão comercial do seu negócio e vamos trocar ideias para termos melhores resultados a cada dia!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook