A tecnologia a favor do seu evento

A tecnologia a favor do seu evento

Imagine realizar um evento com a possibilidade de rastrear seus participantes, extraindo e gerando dados em tempo real, ou até mesmo um recepcionista que além de interagir e orientar os participantes, trabalha cerca de 14 horas precisando apenas de uma tomada. Quer algo ainda melhor: Michael Jackson realizando a sua cerimônia de abertura! Já imaginou?

Com o avanço das tecnologias e acesso à informação dia a dia o mercado vem apresentando inovações que não só facilitam a vida dos organizadores de evento, ampliando as possibilidades de interação com os participantes, realizando a gestão de tarefas de forma automatizada e simples, como também nos permitindo sonhar com atrações nada convencionais. Abaixo alguns destaques que já podemos encontrar no mercado:

Beacons

O famoso Bluetooth Low Energy (BLE) vem sido empregado como sistema de localização em tempo real, onde através dos crachás e o uso de TAGs, chamadas de beacons, é possível rastrear e coletar dados, possibilitando a gestão de pessoas, uso de máquinas e tomada de decisões de forma mais estratégica e produtiva. Vale ressaltar que o BLE é uma tecnologia diferente da que usamos habitualmente em nossos celulares, onde suas principais vantagens é o baixo consumo de energia  versatilidade e a capacidade de detectar dispositivos em um alcance de cerca de 50 metros.

Robôs

Já pensou em inovar na recepção do seu evento usando um robô? Foi a aposta de um hotel na cidade de São Roque (136 km de São Paulo) ao contratar como funcionário o Tinbot, o primeiro robô brasileiro de Inteligência Artificial, desenvolvido na China. Além de um atrativo especial para os adultos e as crianças, Tinbot é responsável por dar informações sobre a programação, clima, atividades do spa, qualidade da piscina, curiosidades sobre a cidade, o clima na região, pratos elaborados pelo Chef do hotel para o dia, entre outras. já para os hóspedes mais conhecidos, o robô usará o reconhecimento facial – chamando-os pelo nome e cumprimentando-os a cada hospedagem.

Apesar de ser um atrativo interessante para os hóspedes, Tinbot ainda se enquadra nos padrões robóticos dos filmes de ficção científica, parecendo-se muito com WalllE ou a Eva. Caso você queira uma inovação mais pessoal para o seu evento, basta viajar até o Japão para importar uma tecnologia que impressiona de tanto realismo, onde os robôs se assemelham muito com os seres humanos (https://www.youtube.com/watch?v=a0dqwROdZ-E). Claro que os robôs não podem contar com o carisma, empatia e envolvimento dos seres humanos, mas se tornam um ótimo investimento considerando que trabalham de 14 a 18 horas sem a necessidade da escapadinha no banheiro.

Holograma: palestrante sem realmente comparecer

Um palestrante importante ficou doente dias antes do seu evento, ou por um imprevisto perdeu o voo e não chegará a tempo? Esse não é mais um motivo para o frustrar seus participantes, uma vez que é possível que ele participe de forma holográfica. Tecnicamente falando, hologramas são imagens tridimensionais que contém e transmitem dados, ou seja, uma foto ou um vídeo em 3D. 

E não há limites para o uso dos recursos holográficos, você pode projetar uma palestra  por inteiro, um único recado ou até mesmo um famoso interagindo com o seu público. Já pensou em ter o “Rei do POP” na abertura de seu evento?

Impressora 3D, cardápio de brindes exclusivo

Uma das principais dúvidas dos organizadores de evento é: Como suprir a demanda de um público tão heterogêneo? Como escolher um brinde que surpreenda, e ao mesmo tempo seja funcional para o meu cliente? Visando alcançar todos os públicos já estão disponíveis no mercado cardápios de brindes, onde o participante escolhe de acordo com a sua necessidade e imprime na hora!

Isso só é possível através da tecnologia das impressoras 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de matéria, que permitem que os brindes sejam idealizados sob medida. Além da inovação possibilitar um diferencial que se ajusta às necessidades do seu cliente, ainda auxilia o meio ambiente a partir do uso de materiais renováveis, economia de energia e contenção de gastos para o evento, sem a necessidade de produzir os brindes com antecedência. 

Totens: interação inusitada e atrativa

Usados inicialmente como carregadores de celulares e tablets, os totens apresentam agora funcionalidades muito versáteis, que possibilitam levar seus participantes a um nível de interação mais elevado. Ainda são ótimas opções para ser usados em espaços de descanso, como halls de entrada, salas de descanso ou mesmo nas áreas externas, como forma de entretenimento, através de um quizz, curiosidades sobre o evento ou os participantes, ou até mesmo jogos interativos. Entretanto essas inovações têm tomado lugar de destaque como agentes de marketing, possibilitando a divulgação interativa da empresa  e de seus produtos; transmissão simultânea de acontecimentos do evento ou repetição dos destaques. 

Outra funcionalidade apresentada pelo uso dos totens é o auto credenciamento, oferecida pela Plataforma vpEventos (www.vpcredenciamentos.com), onde o próprio participante, no dia do evento, pode imprimir sua etiqueta através das estações de autoatendimento, com o uso de equipamentos pequenos e práticos, perfeito para ser o diferencial de seu evento.

Ficou animado com tantas possibilidades de uso da tecnologia para eventos e quer começar a utilizá-las o quanto antes, possibilitando experiências cada vez mais modernas e impactantes aos participantes? Nós podemos ajudar… entre em contato conosco e descubra quais tecnologias se encaixam melhor no objetivo do seu evento!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook