Acessibilidade em eventos: entenda a importância desse planejamento

Acessibilidade em eventos: entenda a importância desse planejamento

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil existem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, e por conta disso, cada vez mais tem sido importante pensar na questão da acessibilidade para eventos. Acessibilidade significa permitir o alcance, o entendimento e a percepção para o uso de diversos lugares, como edificações, transporte público e eventos, de forma que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, consigam ter autonomia em suas atividades.

E para que a produção de um evento possa ser realmente inclusiva, faz-se necessário que alguns planejamentos aconteçam, afinal, se um participante não consegue adentrar no espaço que será ministrada uma palestra, a deficiência está na barreira arquitetônica e não na pessoa. Pensando nisso listamos abaixo uma série de dicas que te auxiliarão a pensar em um evento que englobe todos os públicos.

Escolha bem o ambiente 

É extremamente importante fazer uma boa escolha do local em que o evento vai ocorrer, isso porque é preciso espaço para que os objetos sejam organizados de uma forma que não atrapalhe. Pensando no sucesso do seu evento a vpEventos preparou um artigo com 7 dicas para escolher o melhor lugar para o seu evento.

Outro ponto importante a ser destacado, para diminuir as barreiras arquitetônicas é escolher um espaço que conta com recursos como: elevadores, piso tátil, rampas e corrimãos. Para que seja algo mais decorativo, é possível optar pelo pergolado de madeira com deck, por exemplo. 

Sinalização eficaz

Outro ponto muito importante que precisa ser levado em conta na hora do planejamento de um evento, é a sinalização. O espaço precisa de uma boa distribuição de placas e cartazes que contem com letras legíveis, se necessário em diferentes contrastes para pessoas com baixa visão ou visão sub normal. Podemos pensar ainda na sinalização em Braille e em Libras, abrangendo assim todos os públicos.

Além de sinalizar as principais informações do evento, como números das salas e nome dos palestrantes é primordial a sinalização de banheiros, restaurantes e saídas de emergência. Por falar nisso, é de suma importância contratar um sistema de combate a incêndio, o qual conte com brigada de incêndio ou então com bombeiros civis é essencial, já que promove mais segurança ao evento de modo geral. 

Não esqueça de divulgar

Um tópico que também precisa ser levado em consideração é a divulgação do evento, de modo que mostre as ações de acessibilidade, mostrando que o seu evento está mais do que preparado para todos os públicos, além de mostrar a importância dos debates que serão realizados para seu público não perder esse evento.

Aposte nos meios offline e online. Já falamos sobre você pode aumentar o engajamento do seu evento através das redes sociais, que são essenciais para que um negócio ou então um evento seja visto, além de ser possível alcançar o público-alvo de forma eficaz.

A partir de panfletos informativos e chamativos, é possível chegar até as pessoas que não estão presentes no ambiente online, por exemplo. Um outsourcing de impressão pode ser um bom auxílio para as impressões. 

Gostou desse artigo? Contra pra gente!

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais em parceria com Bianca Campos da vpEventos.

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook