Cerimonial e Protocolo na Organização de Eventos

Cerimonial e Protocolo na Organização de Eventos

Cerimonial é um conjunto de formalidades que determina a sequência dos acontecimentos em um evento. Protocolo é  o conjunto das normas para conduzir o evento, ou seja, é a legislação que coordena o cerimonial.

“O cerimonial cria o quadro e a atmosfera nos quais as relações pacíficas dos Estados soberanos devem realizar-se. O protocolo codifica as regras que regem o cerimonial e cujo objeto é dar a cada um dos participantes as prerrogativas, os privilégios e a imunidade a que têm direito”. (BETTEGA)

No Brasil o Cerimonial é regido pelo Decreto 70.274/72, que é o regulamento onde nos embasamos a respeito das normas no cerimonial.

A Importância do Cerimonialista

O cerimonialista é a pessoa responsável em apresentar e dirigir um evento, mantendo o assunto dentro da pauta. O mestre de cerimônias deve ter o domínio das regras e normas que regem as solenidades.

Decoração e Organização do Evento

A decoração de um local para a realização de uma solenidade pública deve ser sempre discreta. O ideal é sempre valorizar a simplicidade e evitar qualquer exagero.

Não se deve colocar sobre a mesa de autoridades arranjos acima de 20 cm de altura. Um arranjo floral, preferencialmente com flores naturais, deve possuir, aproximadamente, 80 cm de comprimento por 20 cm de altura.

Caso o arranjo tenha um tamanho maior, o ideal é colocá-lo no chão, na frente da mesa. A mesa deve ser forrada com uma toalha de coloração discreta, suave, ou seja, uma cor branca, bege ou creme.

No caso dos eventos oficiais, a Bandeira Nacional estará sempre em composição com a Bandeira do Estado e a Bandeira do município. A bandeira Nacional sempre ficará no centro. A partir dela são colocadas as
demais, por ordem de precedência ou alfabética, a partir da sua direita.

Nos eventos, as bandeiras já poderão estar hasteadas, ou se houver hasteamento, o mesmo deverá ser feito ao som do Hino Nacional, no início da cerimônia. A maior autoridade presente hasteia a Bandeira Nacional.

Ordem de Precedência para Organização das Mesas

As regras de Precedência (quem chamar em primeiro lugar para compor a mesa diretiva), embora reflitam os usos e costumes nacionais, bem como a organização pública e interna, possuem certos conceitos que são universais e de aceitação geral.

Junto ao nome das autoridades, devem ser disponibilizados o protocolo, a programação do evento e caneta.

É necessário comunicar com antecedência, em relação à data do evento, as autoridades que deverão realizar seus pronunciamentos.

Não há necessidade de todos os integrantes da mesa fazerem uso da palavra. Além disso, as falas devem ser rápidas, podendo-se estipular tempo mínimo e máximo para cada pronunciamento.

Normas gerais para composição de mesas:

Os pronunciamentos na Mesa de Honra são abertos pela autoridade que preside os trabalhos.

Existem diferentes critérios para se aplicar a ordem de precedência em um evento. O critério hierárquico é o mais usado, onde as autoridades devem ser chamadas do menor grau de relevância hierárquica para o maior, de maneira que, ao final, restará apenas a cadeira do centro ( que será da maior autoridade).

  • A pessoa mais importante (1) fica no centro
  • A segunda pessoa mais importante (2) fica à direita de (1)
  • A terceira pessoa mais importante (3) fica à esquerda de (1)
  • A distribuição continua nessa ordem

Mesa ímpar

1 – Presidente do ato ou maior autoridade
2 – Segunda maior autoridade
3 – Anfitrião (quando não for o presidente)
4 – Terceira autoridade na precedência
5 – Quarta autoridade

 

Mesa par

Ninguém fica no centro da mesa.

1 – Presidente do ato ou maior autoridade;
2 – Anfitrião (quando não for o presidente do ato);
3 – Segunda maior autoridade;
4- Terceira maior autoridade;
5 – Continuação da montagem

 

Montagem da mesa diretiva: 

  • A mesa diretiva ou mesa de autoridades deve ficar no centro do palco
  • Sirva água às autoridades, pela direita, sem pegar no copo, com cuidado para evitar acidentes
  • Se precisar retirar os copos, faça-o pela esquerda
  • Esteja sempre atento às solicitações da mesa
  • Tenha sempre caneta e papel, caso as autoridades solicitem
  • Não deixe faltar água nos copos

Seja qual for o evento que você organize, seja otimista e não tenha medo de surpresas, assim seu evento será um sucesso!

Você é um profissional de eventos? Diga-nos qual é o seu maior desafio durante a cerimônia.

 

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook