Como gerenciar filas em eventos?

Como gerenciar filas em eventos?

A gestão de pessoas é um dos maiores desafios na organização de eventos, principalmente em cenários de médio e grande porte. E, nesses casos, a formação de filas ocorre como um processo natural e inevitável.

No entanto, essas circunstâncias não precisam ser 100% negativas. Você quer evitar erros e situações de estresse causadas pela aglomeração de pessoas? Então, confira algumas dicas valiosas sobre como gerenciar filas em eventos!

Providencie sinalização adequada

O primeiro passo do gerenciamento de filas é orientar o público logo no momento da chegada. Por isso, placas e indicativos de fácil visualização são itens essenciais no ambiente. Invista em estratégias chamativas de sinalização vertical e horizontal para evitar que pessoas perdidas se acumulem de forma desordenada. Evite o caos!

Ofereça um atendimento especial

Agilidade e cordialidade são fundamentais nessas ocasiões. As pessoas já estão vivenciando um desconforto gerado pela ansiedade da espera, portanto, seja o mais prestativo possível.

Treine funcionários para dar as boas-vindas, esclarecer dúvidas e solucionar eventuais problemas. Dependendo da natureza do evento, considere servir bebidas e aperitivos ou colocar um bar à disposição. Pequenas atitudes poderão fidelizar o seu público.

Proporcione um espaço confortável

Para transformar o processo de espera em uma experiência positiva — ou pelo menos neutra —, atente-se ao espaço. Posicione as filas em locais amplos e ventilados, que disponham de sanitários e estejam próximos do salão principal. É preciso fornecer uma quantidade suficiente de cadeiras, poltronas e sofás para acomodar os participantes.

Decore o ambiente de espera

Providencie um espaço que, além de aconchegante, agrade aos olhos das pessoas. Monte uma decoração completa ou improvise alguns itens para “quebrar o gelo” do ambiente. Invista em uma iluminação confortável, flores ou outros objetos decorativos. Afinal, ninguém gosta de esperar na fila olhando para uma parede vazia.

Disponibilize formas de entretenimento

Tirar o foco da espera é uma estratégia crucial para satisfazer o público. Portanto, seja criativo e ofereça opções de entretenimento. Telas grandes exibindo clipes e outras obras audiovisuais podem funcionar. Dependendo da proposta do evento, apresente outras possibilidades artísticas. Música ambiente é ótimo!

Invista em vendas online

Você pode administrar as filas adequadamente, mas, se puder, evite-as. Disponibilize a compra online de tickets para reduzir o agrupamento de pessoas nos guichês de venda. Algumas plataformas digitais de comercialização de ingressos possuem ferramentas para gerenciar filas no momento da inscrição.

Aproveite os benefícios da tecnologia para otimizar o seu trabalho: pesquise e invista nas soluções corretas.

Organize os métodos de entrada

É comum encontrar eventos em que é preciso trocar ou validar o voucher impresso em um guichê antes de entrar. Prefira a entrada direta: quanto menos etapas, melhor! Caso haja distribuição de brindes, encaminhe o público a um setor separado para não formar um gargalo nas portas principais. Agilidade é o segredo do sucesso.

Gerenciar filas em eventos requer bom senso e planejamento. Por isso, invista na capacitação dos funcionários e na adequação do local. Esteja atento a qualquer eventualidade que tire o processo dos trilhos e dificilmente você precisará lidar com um trem desgovernado. Planeje, execute e aproveite os resultados!

Gostou destas dicas sobre gerenciamento de filas? Compartilhe com os seus colegas em suas redes sociais!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook