Como será o futuro dos eventos pós pandemia?

Como será o futuro dos eventos pós pandemia?


 
Tudo aconteceu muito rápido com a pandemia e tivemos que nos adequar às mudanças. Com o distanciamento social a saída foi tornar tudo remoto, eventos 100% online e entregando uma experiência diferente, porém, com a mesma qualidade e eficiência de algo presencial. Mas até quando viveremos essa nova realidade? Será que nunca mais iremos em um evento “normal”? 
O fim da necessidade do isolamento social vai demandar muitas adaptações para o setor de eventos. Principalmente no que diz respeito às orientações protocolares de saúde. E isso envolve organizadores, fornecedores, palestrantes, públicos e parceiros que precisam garantir a segurança de todos. Essa retomada está muito gradativa e será necessária muita cautela.

 Então qual seria uma boa estratégia de retomada? 
 

Uma boa solução e que já é muito falada, é adotar a estratégia de eventos híbridos. 
Híbridos são os eventos que combinam componentes presenciais (físicos), com elementos online (virtuais). E isso pode acontecer de diversas formas: pode ser um evento presencial com elementos digitais na sua transmissão, com a participação de um dos palestrantes de forma remota, e também pode ser através da transmissão de todo o evento para que os inscritos escolham entre participar presencialmente ou de forma online. Mesclando a participação e a retomada, conforme cada um se sinta confortávell e funcione bem para todos. 

 
Quais as vantagens de um evento híbrido? 

  • Custo; 

Investir em eventos híbridos pode ser uma grande economia. Palestras remotas reduzem os custos com viagens, hospedagens em hotéis, alimentação e locomoção de alguns palestrantes. Não é necessário um ambiente físico que comporte todos os participantes, pois eles podem estar mesclados entre presenciais e online.  
 

  • Aumento do alcance; 

Unir em um mesmo evento o universo presencial e virtual, fará seu evento ter um alcance melhor com um público ainda maior. 
Muitos deixam de participar de eventos por estarem longe, e outros não trocam a experiência presencial por nada. Com os eventos híbridos, dá pra agradar os dois públicos. 
 
 

  •  Participação mais engajada; 

Você pode usar as mídias online na comunicação do evento enquanto ele ocorre e isso possibilita ter feedbacks em tempo real e ver o que está ou não agradando seu público. Esse dinamismo permite ajustes pontuais em algo que não está agradando, defeitos, problemas técnicos e resoluções certeiras já que você estará se baseando em comentários, publicações e opiniões feitos ali na hora do evento. 
 
 
O futuro como um todo ainda é incerto. O tempo de cada um para retomar a vida de antes também é muito particular. Mas temos que estar preparados para nos adaptarmos da melhor maneira possível. Os organizadores de eventos precisarão entender a maneira de mesclar essas experiências e comunidades de uma maneira que toda a experiência seja consistente e fácil de se envolver. E cada novo passo dado será aprendizado para todos. 
Nós aqui da vpEventos podemos te ajudar na realização do seu evento híbrido, entre em contato com a gente! 

Compartilhe:

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/vpnew/public_html/blog/wp-content/themes/firenze-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Related

Comentários no Facebook