Como utilizar marketing digital para ter um evento de sucesso

Como utilizar marketing digital para ter um evento de sucesso

O marketing de eventos pode parecer uma tarefa impossível de realizar. Pois ele abrange uma ampla variedade de disciplinas, o que, por sua vez, exige muito trabalho em várias equipes de uma organização.

Às vezes, promover um grande evento ou conferência pode parecer que você está escalando o Monte Everest em um monociclo sem oxigênio. Mas com as ferramentas e a estratégia certas, você terá sucesso garantido.

Continue lendo para aprender algumas das principais estratégias e ferramentas de marketing de eventos que você pode usar para criar novidades.

Marketing antes do evento: saiba o que você precisa saber
    Antes de começar a promover seu evento, é importante saber quais são as metas e objetivos que você deseja alcançar. Para alguns, pode ser a venda de ingressos. Para outros, pode estar criando um burburinho. Para a maioria, serão os dois.

O marketing de grandes eventos precisa que as metas sejam definidas com antecedência, verifique se eles são claros em todas as equipes envolvidas na promoção. Aqui no blog nós já falamos sobre os passos essenciais para organizar um evento.

A próxima coisa que você vai querer pensar é sobre o que você quer medir e como vai fazê-lo. A única maneira de saber se sua abordagem está funcionando é medir o desempenho e fazer as alterações necessárias.

Comece pelas taxas de cliques em e-mails a impressões de mídias sociais, engajamento, desempenho de anúncios pagos e etc. Depois que suas metas e ferramentas de medição estiverem em vigor, é hora de iniciar seu plano de marketing de eventos. A melhor maneira de fazer isso é com uma abordagem multifacetada.

Promover o evento usando o Marketing Digital

Email Marketing: 
    Desenvolva sua estratégia de marketing e comunicação com antecedência. Diferentes tipos de e-mails exigirão diferentes públicos.

Os e-mails de lembrete para aqueles que já deram confirmação de presença não serão necessários e as pessoas para quem você ainda está vendendo ingressos precisarão dessas atualizações frequentemente. 

Crie uma Hashtag

Uma hashtag especializada para o seu evento pode melhorar o burburinho social, aumentar a participação e até aumentar o número de participantes. 

Ao criar sua hashtag, tente mantê-la relevante, única, curta e agradável. Parece simples, mas não se esqueça – nem tudo soa bem como uma hashtag.

Sua hashtag não significa nada se você não a usar! Promova-o em qualquer lugar, incluindo o site do evento, e-mails dedicados, redes sociais e o aplicativo móvel do evento. 

A hashtag é uma ótima maneira de seus participantes se envolverem com o conteúdo do evento, palestrantes e entre si. Você poderá assistir às tendências do seu evento em tempo real e obter feedback relevante no processo.

Use recursos visuais, vídeos e animações atraentes para chamar a atenção para seus tweets que promovem o evento. Certifique-se de fixar suas postagens também.

Comece cedo

Quanto mais cedo você começar a promover seu evento e sua hashtag, maiores serão suas chances de sucesso. A promoção antecipada ajuda a criar impulso e a atingir um público maior. 

Comece a promover o evento com pelo menos 6 a 8 semanas de antecedência para garantir um alcance mais amplo. Isso também ajuda os participantes em potencial a limpar seus horários e a organizar viagens, se necessário.

Crie uma página de evento do Facebook

É um fato amplamente conhecido que o Facebook é a maior rede social com mais de um bilhão de pessoas. Os efeitos do Facebook podem ajudar a espalhar a notícia sobre o seu evento. 

Toda vez que alguém que alguém compartilha, o Facebook promove ainda mais o evento, mostrando-o no feed de notícias de seus amigos. Tudo isso sem gastar um centavo!

Inicie uma página de destino

Uma página de destino do evento serve como um balcão único para seus visitantes aprenderem mais sobre seu evento. Toda a sua promoção de mídia social, email marketing entre outros precisa direcionar o tráfego para sua página de destino. 

Uma boa página de destino do evento precisa ter uma copy atraente, CTAs claras para se registrar no evento e um bom design. Adicionar depoimentos e vídeo de eventos do ano anterior pode ajudar a aumentar as conversões. 

Como haverá muitos olhos em sua página de destino, você precisa garantir que todos os elementos do design da página de destino estejam corretos.

Aproveite suas atividades de marketing existentes

  • Não se esqueça de alinhar suas atividades de marketing já existentes com a promoção do evento. Não tem necessidade de criar tudo novo, o que importa é que você trabalhe em ambas atividades para que a promoção do evento não saia prejudicada. 
  • Adicione slides ou informações de eventos aos seminários on-line. Dessa forma, você tem a garantia de um público relevante que provavelmente estará interessado em outras atividades de aprendizado que sua empresa oferece;
  • Se você mantém um blog, publique algumas postagens para ajudar a promover o evento;
  • Se estiver envolvido ou participando de outros eventos durante o período da promoção, compartilhe informações sobre o seu próprio evento e incentive-as pessoas a participarem. Envie recados regulares e não se esqueça de destacar seu evento.

Promoção durante o evento

O grande dia chegou e o marketing do seu evento funcionou – você tem um local cheio de participantes ansiosos, mas seu trabalho não para por aqui. É de suma importância que você continue promovendo o evento durante toda a sua duração, se quiser manter o burburinho.

Mantenha-o vivo, mantenha-o relevante

     Para tantas pessoas que participou do evento, você tem outras que provavelmente não puderam participar, mas ainda estão interessadas no que está acontecendo, e é importante mantê-las envolvidas. Se você os envolver agora, eles estarão mais inclinados a participar do próximo evento.

Tweet ao vivo:  tenha gerentes da comunidade dedicados a twittar os acontecimentos do evento continuamente. Eles devem agir como olhos e ouvidos e relatar usando as mídias sociais

Use fotos e vídeos ao vivo do evento para que a sua presença cresça ainda mais e aproveite-as para envolver seu público, incentivando-os a compartilhar em suas redes sociais usando a hashtag dedicada.

Marketing pós-evento

O evento pode ter terminado, mas seu trabalho ainda não está concluído. É importante ter todos os seus esforços promocionais e encerrar o evento de uma maneira que possa ser usada para eventos futuros.

Se você estiver interessado em obter mais feedback, poderá descobrir o que deu certo e o que deu errado através de uma pesquisa pós-evento. Mais um recurso que a vpEventos disponibiliza automaticamente para você!

Uma pesquisa como essa pode ser realizada no evento após o término da sessão final ou em um email de acompanhamento na forma de uma pesquisa simples.

Todo o feedback é útil, portanto, incentive seus participantes a dar um feedback honesto e a tomar medidas práticas com base no que eles dizem. Existem todos os tipos de elementos valiosos de feedback que você pode compilar em uma ferramenta promocional para o seu próximo evento. 

Promover um evento ou conferência é uma tarefa enorme, executar várias disciplinas exige um bom pensamento estratégico. Mas se você seguir as etapas acima, estará bastante próximo de um evento de sucesso.

Compartilhe:

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/vpnew/public_html/blog/wp-content/themes/firenze-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Related

Comentários no Facebook