Confira 4 erros comuns ao organizar cursos e palestras

Confira 4 erros comuns ao organizar cursos e palestras

Ao organizar cursos e palestras, o conferencista precisa prestar atenção em uma série de questões que podem se tornar um problema para ele se não forem bem executadas. Desde o local para a palestra até os convites, tudo precisa ser muito bem planejado e organizado. Pequenos problemas podem até passar pela crítica do público, mas quando atinge um nível maior as consequências são muito piores.

Veja abaixo 4 erros comuns que os conferencistas enfrentam ao organizar cursos e palestras para que você não cometa-os jamais!

1. Agendar o evento na última hora

Enrolação e falta de comprometimento é um problema que você vê em cada canto do país. O que não faltam são pessoas que deixam tudo para fazer na última hora. É só ver o tamanho das filas em lotéricas e bancos no dia final de pagar uma conta, por exemplo.

Essa mania precisa ser deixada de lado se você quiser ser um profissional na área de cursos e palestras. Tudo deve ser planejado e organizado com antecedência. Como você quer passar credibilidade para os espectadores do seu curso, se nem você tem condições de fazer aquela palestra da forma correta?

Por isso, use o seu conhecimento em planejamento e organização e faça o evento da melhor forma possível. Abra planilhas, softwares, faça cronogramas, deixe tudo bem organizado para ser feito no tempo correto.

Assim, além de não ter problemas no dia da apresentação, ainda vai conseguir agradar ao público.

2. Fazer a divulgação errada

Se você vai fazer uma palestra destinada ao público jovem, não adianta divulgar as informações do evento só por outdoors ou propaganda em jornais. Você precisa estar em todas as redes sociais possíveis para atrair as pessoas.

Muitos palestrantes cometem esse erro primário, principalmente os que não têm noção de publicidade e não enxergam a importância devida a este segmento da comunicação.

Isso é muito grave, pois além de ter um público bem menor do que poderia ter, passa a impressão de algo amador, sem profissionalismo, o que vai fazer cair a credibilidade do palestrante e do curso que ele ofereceu.

3. Escolher o lugar sem prestar atenção

escolha do lugar é essencial para que o curso dê certo. E não é apenas a sala que vai ser realizada a palestra que deve ser analisada, mas tudo que envolve a sua conferência.

Você precisa ver se a localização é fácil e segura para as pessoas irem, se os equipamentos do local funcionam bem, se a capacidade da sala é suficiente, se há lugar para lanches próximo ao lugar e se o ambiente é propício para a prática de um curso ou palestra.

Só depois de analisar tudo de forma minuciosa é que você vai definir de fato o local onde vai ocorrer a palestra ou o curso.

4. Organizar cursos sem a definição correta do público-alvo

Todo o seu trabalho precisa ter um público-alvo. E para isso, você tem que organizar o evento tendo essa situação bem definida porque ela vai interferir em tudo que for decidido.

O público define o lugar, o tipo de publicidade feita, o ambiente, a linguagem utilizada, o tipo de curso. Enfim, tudo depende do público-alvo.

Esse erro é mais comum do que se imagina. É só perceber quando for a algum curso e estiver lá pessoas que não estão interessadas naquele assunto. O fato de elas estarem lá é um erro praticado, na maioria das vezes, pelo próprio palestrante.

Agora que você já sabe sobre os principais erros na hora de organizar cursos e palestras, confira outras dicas seguindo o nosso perfil no Facebook!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook