Você tem currículo Lattes? Saiba por que é importante estar nesta plataforma

Você tem currículo Lattes? Saiba por que é importante estar nesta plataforma

Quem está inserido no meio acadêmico certamente já ouviu falar do currículo Lattes. O documento é fundamental para a vida acadêmica e também profissional. Mas nem todos sabem o que ele é e como se faz um. E por isso vamos explicar tudo neste artigo!

O que é currículo Lattes?

currículo lattesA plataforma Lattes é a o canal de integração de bases de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Ela surgiu nos anos 80 a partir da preocupação dos dirigentes do CNPq com a utilização de um formulário padrão para registrar os currículos dos pesquisadores brasileiros. O nome é uma homenagem ao cientista paranaense Césare Mansueto Lattes, um dos maiores cientistas brasileiros.

O currículo Lattes foi lançado em 99. Hoje ele é o padrão nacional de registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil. É adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa nacionais.

É também uma maneira de preservar a memória da atividade de pesquisa brasileira. Isso porque a plataforma é constantemente atualizada e cumulativa.

O Lattes pode ser visualizado por qualquer internauta. Ele contém:

• Formação acadêmica
• Idiomas divididos pelas competências: fala, escrita e leitura
• Áreas de produção científica
• Instituições em que já tenha atuado
• Publicações de artigos científicos
• Iniciação Científica
• Participações em eventos científicos

Por que devo fazer um currículo Lattes?

O currículo Lattes possui uma riqueza de informações e tem ganhado cada vez mais confiabilidade e abrangência. Por isso é um elemento indispensável e obrigatório para analisar o mérito e a competência dos financiamentos na área de ciência e tecnologia.

É com o currículo Lattes que você pode concorrer a bolsas de estudos, projetos ou auxílios para desenvolver atividades acadêmicas. Ele também é indispensável para progredir da carreira acadêmica, realizando cursos de pós-graduação.

O Lattes facilita a revisão bibliográfica, permitindo a busca por informações de outros pesquisadores. Dessa forma, o nível das pesquisas brasileiras é elevado.

O currículo também é fundamental para garantir ao pesquisador benefícios como passagens para a participação em eventos científicos. Por isso, além de fazer um, é importante mantê-lo atualizado.

Como fazer um currículo Lattes? Passo a passo!

Antes de começar a fazer seu currículo Lattes, separe todos os documentos importantes da sua vida acadêmica, como diplomas e certificados. Se possível, observe os currículos de outras pessoas para ver a melhor maneira de organizar as informações.

Preste muita atenção na hora de preencher os campos. Cuidado com os erros ortográficos e a concordância. Afinal, você quer passar uma boa impressão.

A organização também é muito importante, porque são muitas informações! Titulação, projetos de pesquisa, seminários, cursos complementares, participações em eventos… Mas tome cuidado para não se perder no meio de tanta coisa e deixar o currículo bagunçado.

Agora é só seguir o passo a passo:

1) Primeiro, acesse o endereço http://lattes.cnpq.br/ e clique em “cadastrar novo currículo”.

currículo lattes
2) Preencha os campos com a sua nacionalidade, e-mail e escolha uma senha.

3) Nessa etapa você também vai preencher o resumo do seu currículo! Lembre-se de fazer algo objetivo e que evidencie seus principais feitos acadêmicos. Depois, clique em “próxima”.

4) A próxima página deve ser preenchida com suas informações pessoais. Preencha e confira todos os dados antes de clicar em “próxima”.

5) Finalmente você deverá enviar os dados da sua formação acadêmica: nome do curso, nome da instituição e o ano de início e conclusão. Confira os dados e avance.

6) Na próxima tela você deverá informar os dados sobre sua experiência no mercado de trabalho, sua área de atuação, idiomas e nível de proficiência. Depois, clique em “próxima”.

7) Por último, o sistema vai mostrar novamente todos os dados cadastrados. Esse é o momento de conferir tudo e aceitar o termo de adesão da Plataforma Lattes. Em seguida, é só clicar em “enviar ao CNPq” e em até 24 horas você terá o seu currículo Lattes!

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o Lattes. E lembre-se de manter o currículo sempre atualizado!

REFERÊNCIAS
http://lattes.cnpq.br/web/plataforma-lattes/o-que-e

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook