Divulgação online: conheça o marketing de conteúdo

Divulgação online: conheça o marketing de conteúdo

Uma rápida “passeada” pelas redes sociais permite que vejamos uma grande quantidade de informação, em uma infinidade de formatos diferentes, sobre assuntos ainda mais variados. Nesse universo todo, alguma coisa ali será útil para a sua vida e o ajudará a sanar alguma necessidade que você tenha — quem sabe o convença a comprar algo ou, no mínimo, comentar e compartilhar? Todo esse processo faz parte do marketing de conteúdo.

Em síntese, marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que têm como objetivo engajar o público e aumentar o universo de potenciais clientes para uma marca, criando valor e estabelecendo um relacionamento positivo com as pessoas. Tudo isso é feito por meio de conteúdo valioso e relevante para essas pessoas, que passam a ver naquela marca uma potencial provedora de conhecimento e soluções.

As possibilidades de aplicação do marketing de conteúdo são muitas, levadas a cabo por meio de ferramentas úteis. Algumas delas você já deve conhecer muito bem:

  • Blogs: o principal canal de relacionamento de sua marca/produto com seu público. Versátil, permite a publicação em diferentes formatos;
  • Newsletters: útil para manter seu público informado sobre as novidades no seu site/blog e informar sobre ações especiais, como promoções e eventos;
  • E-books: materiais ricos e completos, usados para educar o consumidor sobre algum assunto específico;
  • Webinars: palestras on-line nas quais você pode mostrar ao consumidor algum conhecimento, além de interagir com ele;
  • Vídeos: um dos formatos que mais promove engajamento, é geralmente muito bem aceito por todos os públicos.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo leva em consideração alguns aspectos bastante importantes. Conheça alguns deles agora!

Personas

Podemos dizer que a persona é como se fosse o público-alvo em uma definição mais específica e personalizada. Trata-se de uma personificação do consumidor ideal de sua marca ou produto para o qual todas as ações de comunicação e conteúdo são direcionadas.

A persona — chamada na maioria das vezes de “buyer persona” — tem características próprias, como se fosse uma pessoa real, como nome, idade, profissão, problemas e desafios na carreira, bem como hobbies e preferências pessoais. Quanto mais bem detalhada sua persona, mais fácil será produzir conteúdo e mais eficiente será sua estratégia.

Planejamento e estratégias

O planejamento de conteúdo pede que determinemos alguns aspectos importantes, como os canais que serão utilizados e os tipos de conteúdos que serão produzidos e compartilhados — claro, sempre em sintonia com os objetivos da empresa, da marca e da campanha.

Você deve determinar os formatos e temas que serão abordados em sua estratégia, de acordo com o momento da campanha e as metas específicas de cada ação. Uma boa ferramenta que guia todo esse processo é o chamado funil de vendas ou funil de marketing, que orienta toda a potencialidade do marketing de conteúdo.

Mensuração

Cada ação tática gera uma reação — e esse dado é altamente valioso para você! Procure mensurar todos os resultados de suas ações e campanhas de marketing de conteúdo, sempre por meio de indicadores especialmente escolhidos de acordo com cada ação e objetivo. Promova, então as alterações ou reforços necessários para obter a máxima eficiência.

Agora que você já sabe tudo sobre marketing de conteúdo, que tal compartilhar com seus contatos nas redes sociais?

Compartilhe:

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/vpnew/public_html/blog/wp-content/themes/firenze-theme/includes/single/post-tags-categories.php on line 7

Related

Comentários no Facebook