Equidade: proporcionando um evento para todos!

Equidade: proporcionando um evento para todos!

Você sabe o que é equidade? Equidade é um conceito que busca tratar cada indivíduo mediante as sua natureza particular, tendo como base a persistente busca pela justiça, adaptando as regras de acordo com cada caso específico. Ao falarmos do público especial em eventos precisamos pensar em equidade. Confira as principais barreiras encontradas pelo público com deficiência e compreenda a importância de promover um evento com equidade.

Conheça o público

Você sabia que ao abrir antecipadamente as inscrições para o seu evento, você pode conhecer melhor o seu público e planejar ações que comportem suas especificidades, além de promover campanhas de marketing específicas de acordo o funil de vendas para o seu público. Ou seja, conhecendo melhor os seus participantes você consegue economizar em seu negócio e propor ações direcionadas.

Outra vantagem de conhecer seu público de maneira antecipada é repensar sobre os acessos ao evento, diminuindo as barreiras existentes. As barreiras podem ser arquitetônicas, de comunicação ou atitudinais.

Barreiras Arquitetônicas

São as barreiras presentes em edifícios públicos e privados, que dificultam ou impedem o uso do espaço por pessoas cadeirantes, com mobilidade reduzida ou obesidade. Essas barreiras podem ser caracterizadas pela falta de banheiro adaptado, presença de portas estreitas ou até mesmo escadas e degraus de acesso.

Por isso a importância da acessibilidade. E nada de rampas mal feitas ou adaptações temporárias, atualmente existem opções do mercado que proporcionam a acessibilidade do local sem perder o bom gosto de charme essencial na decoração dos eventos, como um pergolado de madeira com deck, por exemplo.

Barreiras na Comunicação

Já pensou chegar em um evento e não saber o que está sendo dito? Ver as pessoas se comunicando e não conseguir expressar suas ideias por falta de planejamento da equipe? 

Não cometa esse mico, e ao realizar a venda dos ingressos online opte por um campo de observações onde as pessoas possam indicar as necessidades para que sintam acolhidas em seu evento.

Atualmente existem serviços que podem ser contratados para proporcionar a comunicação de todos os participantes independentemente de suas condições, dentre eles podemos citar os intérpretes de línguas (para os participantes estrangeiros), intérpretes de Libras (para os participantes surdos), guia-intérpretes (para participantes com surdocegueira) entre outros. Conhecendo o seu público previamente, você poderá contratar os serviços especializados para atendê-lo.

Além da comunicação falada, temos que pensar na comunicação escrita, adaptando os manuais do participante, mapas, cardápios e até mesmo manuais de sistema de combate a incêndio, sejam em outra língua, Braille ou texto alternativo. Eu sei que um organizador já tem uma lista de tarefas bem grande para pensar durante o planejamento de um evento, mas contando com a ajuda de um outsourcing de impressão  para as impressões dos seus kits de participantes tudo fica mais simples e rápido. 

Barreiras Atitudinais

São atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com os demais. Infelizmente essas são as barreiras mais encontradas na sociedade. Comportamentos como palavreado pejorativo, discriminação e falta de empatia podem ser evitados em seu evento ao contar com uma equipe que pensa na equidade.

Um evento acessível é possível! Gostou do nosso artigo? Comenta e conta pra gente.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais em parceria com Bianca Campos, da vpEventos

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook