Gestão de cursos: aprenda a criar um curso online

Gestão de cursos: aprenda a criar um curso online

Com o avanço da tecnologia, um mercado de trabalho muito competitivo e a necessidade de estarmos sempre atualizados, os cursos online conquistaram um espaço que só tende a crescer. De acordo com o E-learning Market Trends and Forecast de 2014-2016, o Brasil é o mercado que cresce mais rápido no segmento dentro da América Latina.

E você, sabe como aproveitar esse mercado? Neste texto, vamos mostrar o fundamental que você precisa saber para criar um curso online de sucesso desde o planejamento até a divulgação. Acompanhe!

Planejando o seu curso

O planejamento é a base do sucesso. Se você não conhece o mercado em que atua, dificilmente será bem-sucedido. Por isso, faça uma pesquisa minuciosa da concorrência, antes de criar o seu curso. Perceba o que está em falta, o que tem demais e qual seria o seu diferencial dentro disso.

Faça um estudo aprofundado de como a sua concorrência precifica e divulga os cursos, sem o intuito de copiar o que dá certo, mas sim para pensar estrategicamente em como ser diferente em um mercado disputado.

Agora, defina o seu público-alvo. Quem você quer que faça os seus cursos? Definir o perfil do seu público é importante para entender as demandas dele. A partir disso, é possível decidir qual vai ser o nível de aprendizado: se básico, intermediário ou avançado. Na hora de vender o curso, é fundamental que você tenha um programa dele para que os consumidores não se sintam enganados posteriormente.

Outro ponto importante a ser planejado são os custos. Calcule quanto dinheiro disponível você tem para realizar esse projeto e então indique em uma planilha quanto poderá gastar com profissionais, na produção dos conteúdos e na plataforma a utilizar.

Criando o conteúdo

É na criação do seu conteúdo que você vai começar a destacar o seu curso dos demais. Para criar conteúdo é preciso ser expert no assunto e ter conhecimento abrangente sobre os temas a serem abordados. Por isso, estudo nunca é demais.

O conteúdo precisa ser dividido de forma coerente e encadeado de maneira que faça um sentido para os estudantes. Crie tópicos que vão guiar os módulos do curso e que facilitem a compreensão dos alunos. 

Além do conteúdo, é necessário pensar na forma como você vai abordar esses assuntos. Vão ser áudios, textos, vídeos, tudo isso? As aulas em vídeo são um diferencial, pois elas tornam a dinâmica mais próxima de uma realidade da sala de aula presencial. Preze sempre pela qualidade do material e não pela quantidade de minutos que ele possui.

Para produzir aulas atraentes, é preciso criar roteiros, verificar equipamentos e espaço e também entender de ferramentas de edição. Além disso, os professores devem ser preparados para interagir frente às câmeras.

O seu curso deve ser disponibilizado em uma plataforma que favoreça o aprendizado e também o seu controle sobre tudo que o envolva, desde as inscrições até a divulgação. Pensar e escolher a plataforma ideal passa por entender qual oferece o que você necessita. Liste as funcionalidades que você valoriza e escolha então a ideal.

Divulgando e vendendo o seu curso online

Com o curso criado, é hora de divulgar e vender. Antes disso, é bom estipular objetivos e metas que sejam realistas, para que você consiga saber se está atingindo o que deseja. Quantos alunos você quer ter em determinado tempo? Quanto pretende lucrar?

Os cursos podem ser vendidos de três formas: aulas individuais, um curso completo ou acesso ilimitado. No acesso ilimitado, o aluno teria como assistir aulas de diversos cursos, não só de um específico. Escolhida a forma, é hora de divulgar.

A divulgação pode ser feita principalmente por meio de redes sociais. Além das redes tradicionais, como Facebook por exemplo, use o e-mail marketing e o seu blog. Também é interessante divulgar o seu curso por meio do Youtube, fornecendo talvez algumas aulas gratuitas, chamando a atenção de possíveis clientes.

Um planejamento acertado, conteúdos ricos e uma divulgação direcionada garantem boas vendas. Pronto para criar um curso de sucesso? Comente no nosso post suas dúvidas sobre como criar um curso online e nos conte sua história!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook