Gestão pessoal de tempo: boas práticas para ter uma agenda organizada

Gestão pessoal de tempo: boas práticas para ter uma agenda organizada

A gestão pessoal de tempo é muito importante para a nossa vida, seja na esfera pessoal ou profissional. Por meio deste instrumento, é possível entender melhor sua rotina e elaborar estratégias para otimizar sua produtividade e, como consequência, seus resultados.

De modo geral, você consegue realizar suas atividades em tempo hábil e sem atrasos. Isso significa uma rotina mais tranquila e sem aquela sensação de que o dia não tem horas suficientes para cumprir tudo aquilo que você precisa. A gestão pessoal do tempo ajuda, inclusive, a conseguir aquelas horinhas para cuidar de projetos e metas pessoais.

Quer ser mais produtivo e ter uma agenda organizada? Continue a leitura e confira nossas dicas para organizar melhor seu tempo!

5 dicas para melhorar sua gestão pessoal de tempo

Mesmo sabendo da importância e dos benefícios da boa gestão de tempo, torná-la um hábito do nosso cotidiano pode ser um pouco trabalhoso e envolve uma rotina de conscientização.

Confira 5 dicas que vão ajudá-lo a internalizar boas práticas para que você administre melhor o seu tempo!

1. Tenha uma rotina de planejamento

O planejamento é uma das ferramentas-chave para melhorar sua capacidade de gerir seu tempo de maneira mais produtiva e eficaz. Por isso, identifique todas as atividades que devem ser realizadas no seu dia, já que assim você consegue visualizar melhor o que te espera pela frente.

Como ninguém consegue lembrar de tudo simplesmente com a memória, existem vários recursos que podem ajudá-lo a se planejar melhor. Confira alguns:

  • Anotar em agendas de papel.

  • Usar aplicativos de gestão de tempo e tarefas.

  • Planilhas de controle de atividades.

Esses são apenas alguns dos recursos à disposição. O importante é você identificar qual é o método mais adequado e que funciona melhor para você.

2. Identifique suas prioridades

O mapeamento das suas tarefas só será útil se você tiver um sistema de prioridades, pois são elas que o ajudam a focar no que é mais relevante e precisa ser feito de imediato. 

Você pode dividir suas tarefas, por exemplo, em três categorias: urgente, importante e não urgente. Com isso, será possível se concentrar no que realmente deve ser concluído e não naquilo que é mais fácil de ser realizado.

3. Monitore sua evolução

Saber que está progredindo e finalizando suas atividades é uma das melhores formas de se sentir motivado a manter boas práticas de gestão de tempo. Por isso, sinalize as tarefas à medida que elas forem finalizadas.

Isso permite que você visualize seu progresso e proporciona aquela sensação de alívio e dever cumprido. Assim, você vê que realmente está alcançando bons resultados e consegue avaliar se algo precisa ser alterado na sua rotina de administração de tempo.

4. Seja disciplinado e não procrastine

Uma das coisas que mais prejudica a produtividade é aquela mania de adiar o que precisamos fazer no nosso dia. Como há coisas que exigem esforço e são trabalhosas, as pessoas costumam encontrar meios para fugir delas.

Algumas focam em atividades fáceis de serem realizadas, mas que não estão enquadradas no topo do sistema de prioridades. Então, apesar de estarem concluindo suas tarefas, não focam naquilo que realmente importa.

Diga não à procrastinação e seja disciplinado com suas tarefas. Uma postura diferente dessa pode arruinar todos os seus esforços e planejamento.

5. Trabalhe sua organização

A desordem no ambiente profissional ou pessoal é fonte de atrasos e de estresse. Em um ambiente desorganizado, você perde tempo com coisas triviais, por exemplo: procurando e-mails em uma caixa desorganizada ou documentos e objetos em uma mesa de trabalho bagunçada.

Além de provocar estresse e sobrecarregar a mente, isso prejudica bastante o seu rendimento. Você perde o foco, a paciência, a concentração e dá espaço para que a ansiedade tome conta da sua mente.

A gestão pessoal de tempo é uma ferramenta que contribui bastante para que você alcance seus objetivos e tenha melhor desempenho em sua vida. Por isso, não permita que suas tarefas dominem sua vida: é você quem está no comando.

Gostou deste artigo? Então siga nossa página no Facebook para acompanhar todas as nossas atualizações, assim você não perde nenhuma novidade em nosso conteúdo!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook