Google Acadêmico: aprenda a utilizar a ferramenta e facilite sua produção científica

Google Acadêmico: aprenda a utilizar a ferramenta e facilite sua produção científica

A etapa mais importante de um trabalho científico é a revisão bibliográfica. Afinal, não dá para fazer um trabalho sem ler, pesquisar e referenciar outros autores que abordam o tema que você está pesquisando, não é mesmo?

A internet tem diversas ferramentas para facilitar a sua vida na hora da pesquisa. E uma das mais legais e completas sem dúvida é o Google Acadêmico! Você o conhece? Sabe como funciona? Venha aprender!

O que é o Google Acadêmico (Google Scholar)?

O Google Acadêmico é um dos vários serviços oferecidos pela Google. É uma ferramenta criada para que o usuário busque e encontre literatura acadêmica diversa: artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, monografias, livros, resumos, bibliotecas de publicações, material de organizações acadêmicas, etc.

Ele foi lançado 2004 como uma das opções de filtro pesquisa do Google em inglês. Mas apenas dois anos depois, em 2006, começou a ter a possibilidade de pesquisa em língua portuguesa.

Devido à gratuidade e facilidade de acesso, a ferramenta se tornou muito popular entre os pesquisadores e estudantes do ensino superior.

Vantagens da ferramenta

Você provavelmente deve conhecer o meme “se está na internet é porque é verdade”. Logicamente a frase é irônica e protesta contra a disseminação de informações falsas ou incompletas pela rede.

google acadêmicoEm qualquer situação é perigoso confiar em tudo o que se lê na rede. Imagina para quem está produzindo um trabalho científico, realizando uma pesquisa acadêmica ou escolar! Todas as informações do trabalho precisam ser de fontes altamente confiáveis.

Esse é o diferencial do Google Acadêmico. Ao invés de ter que filtrar entre milhares de sites e blogs aleatórios, sem nenhuma relação com o campo científico, a ferramenta permite a que o usuário busque apenas entre os materiais mais ricos e úteis em informação.

É claro que isso não exclui a necessidade de cautela com os conteúdos encontrados, mas facilita bastante o processo de pesquisa.

Como usar o Google Acadêmico?

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site scholar.google.com. A aparência é bem similar ao Google tradicional. Veja:

google acadêmico

Você só precisa digitar algo e dar “enter”.

O Google Acadêmico reúne várias fontes em um só lugar. Sabe quando você lembra de uma frase interessante sobre algum tema mas não lembra onde viu? Com a ferramenta você consegue encontrar rapidamente!

Ele permite ainda uma busca avançada. Você pode refinar suas pesquisas filtrando resultados para. Você pode escolher o ano das publicações que está buscando, palavras-chave específicas, frases, idioma dos artigos e autores. Para isso, basta clicar no ícone de listras do lado superior esquerdo.

Outra vantagem é a possibilidade de armazenamento dos textos em sua própria biblioteca, se você tiver uma conta Google, de forma gratuita.

Também é possível criar um perfil público. Ele será exibido nos resultados de pesquisa da ferramenta e permitirá que você acompanhe quem cita seus artigos.

O sistema também pode recomendar artigos baseados no seu histórico de buscas. E você pode ainda criar alertas de determinadas palavras-chave ou temas específicos, além de poder consultar as publicações e periódicos mais relevantes por área. O Google mostra até mesmo quantas vezes aquele artigo foi citado.

Extensão no navegador

Para o acesso ao Google Acadêmico ser mais rápido, você tem a opção de adicionar a extensão do sistema no seu navegador. A extensão pode ser instalada no Google Chrome ou no Mozilla Firefox.

Google Acadêmico e Artigos Científicos

Muitas editoras e periódicos estão inseridos no Google Acadêmico. Para ser inserido, o conteúdo em questão só precisa estar disponível na internet. A ferramenta agrega artigos de fontes diferentes, como:

• Biblioteca Digital FGV
• Lume UFRGS
• SciELO Brasil
• BDJur
• BDM UnB
• Portal Seer UFBA
• Buscalegis UFSC

Se você não encontrou algum conteúdo específico de um congresso, por exemplo, entre em contato com a revista de publicação e solicite que o conteúdo seja disponibilizado na rede.

Existem os conteúdos que são pagos ou que são acessados através de bibliotecas universitárias. Por isso alguns dos conteúdos que aparecem podem ser apenas pré-impressões.

Desvantagens do Google Acadêmico

Nem tudo é perfeito nessa vida, e não é diferente com o Google Acadêmico. Apesar de todos os seus benefícios, a ferramenta também possui desvantagens.

Uma delas é a falta de resultados para algumas áreas. Usuários têm reclamado da defasagem de conteúdos na parte de “Humanidades”, por exemplo.

Os resultados são ranqueados por ordem de número de citações. Mas também são filtrados pela otimização SEO. E isso faz com que algumas fontes relevantes não apareçam nas buscas por estarem fora dos padrões de otimização.

Apesar de seu objetivo e nome, às vezes os resultados das buscas no Google Acadêmico não são de fontes acadêmicas. Podem ser ainda pouco confiáveis e desatualizadas. Por isso é necessário sempre checar o autor e, o periódico e a data de publicação do conteúdo.

Agora você já sabe os benefícios e funcionalidades da ferramenta e pode utilizá-la de maneira eficiente. Compartilhe com seus amigos que estão precisando de uma força na revisão bibliográfica! Bom trabalho!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook