Medidas de segurança para o seu evento acadêmico

Medidas de segurança para o seu evento acadêmico

Todo mundo gosta de participar de um evento, estar por dentro das atividades e poder curtir cada momento. Mas nem sempre nessas horas se pensa em imprevistos que podem acontecer, por isso, uma equipe preparada faz toda diferença.

Os eventos acadêmicos, geralmente, consistem em palestras, workshops, seminários e apresentações, e, em boa parte das vezes são realizados dentro das próprias universidades, mas é bem comum acontecerem em outros espaços.

Porém, independente do local em que o evento acadêmico acontecerá, é fundamental ter uma boa organização, planejar estratégias de qualidade para possíveis imprevistos e também acidentes, já que mesmo com toda preparação, tudo pode acontecer. 

Caso a equipe que esteja cuidando do evento acadêmico estiver de fato preparada para qualquer eventualidade, o conforto é muito maior. 

Dicas de segurança e organização que são imprescindíveis

Em um evento, tudo o que as pessoas querem é aproveitar o momento e, para que isso aconteça da melhor forma, dicas para garantir a segurança são essenciais e nós vamos te passar algumas.

O local

Se o evento acadêmico vai acontecer fora da universidade é necessário que seja confortável e que comporte um número a mais do que a quantidade de pessoas esperadas, de modo que imprevistos com superlotação não aconteçam. 

É preciso também que a estrutura seja vistoriada pelos órgãos responsáveis. Um outro ponto importante e super necessário é que o local conte com extintor de incêndio por todo ambiente, além de saídas de emergência e sinalizadores.

Se o evento for em um local com vários andares, é preciso que cuidados com altura também sejam pensados e tomados. Para sacadas e janelas muito grandes, uma tela de proteção pode ser uma boa opção, já que evita acidentes que envolvem altitude. 

Fatores de risco

É muito importante conhecer os fatores de risco e ficar atento à eles. Geralmente são divididos em quatro esferas. O primeiro são riscos humanos, que consistem em vandalismo, uso de drogas e também de armas.

O segundo são riscos naturais, causados por condições climáticas, por exemplo. Por isso, contar com um gerador de energia pode ser uma boa solução em caso de queda de luz. 

O terceiro risco é considerado biológico, que podem ser problemas de saúde. E o quarto risco são os técnicos, provocados, em especial, pela falha em equipamentos, instalações elétricas e etc. 

Empresas de segurança especializada são a melhor opção

Pensar em toda a estrutura do evento é fundamental, mas ter profissionais capacitados para promover toda a segurança necessária do público, é de suma importância. 


Esse tipo de empresa conta com profissionais experientes em eventos dos mais variados, mas além disso, também conseguem disponibilizar equipamentos que são bem convenientes à grandes eventos, como:

  • alarmes;
  • câmeras;
  • detectores de metal;
  • rádios de comunicação;
  • kit de primeiros socorros.

Mas uma dica muito importante antes de realizar a contratação de uma equipe de segurança especializada é procurar saber se ela já trabalhou em outros eventos e se conta com o certificado emitido pela Polícia Federal. Isso garante a segurança para você e para os seus convidados. 

Tudo pensado, evento acadêmico de sucesso

Depois de pensar em todas as questões de segurança que são muito importantes para que o evento acadêmico aconteça sem grandes problemas ou imprevistos, você pode ficar tranquilo e realizar o evento tão esperado pelos alunos, professores e público em geral. 

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook