Portal Domínio Público – Biblioteca Virtual: você já conhece essa ferramenta?

Portal Domínio Público – Biblioteca Virtual: você já conhece essa ferramenta?

Sabe quando você está fazendo uma revisão bibliográfica e não encontra uma obra disponível na internet? É possível que você a encontre na Biblioteca Virtual do Portal Domínio Público.

O que é o Portal Domínio Público?

Desde 2004, quando foi lançado, o “Portal Domínio Público” tem como proposta o compartilhamento de conhecimentos de forma justa. O Portal foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação à Distância.

O portal dispõe uma biblioteca virtual para todos os usuários da internet, e ela pode servir de referência para estudantes, professores, pesquisadores e para a população em geral. A biblioteca conta com obras de domínio público, que são aquelas de uso livre para todos.

Trata-se de um ambiente virtual, no qual é possível coletar, integrar, preservar e as compartilhar conhecimentos. O principal objetivo tornar as obras literárias, artísticas e científicas acessíveis. No portal existem obras com divulgação devidamente autorizada, em formato de texto, sons, imagens e vídeos.

Algumas organizações internacionais permitem a reprodução de seus estudos, artigos e publicações. Entre elas: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

No ano de lançamento, o portal contava com 500 obras. Hoje são mais de 186 mil obras cadastradas e cerca de 30 milhões de visitas. A cada mês, são cadastradas aproximadamente 3 mil obras novas.

A Biblioteca possui obras de Machado de Assis, Shakespeare, Fernando Pessoa, além de outros autores da literatura nacional e mundial. Além das obras literárias, o acervo conta com produções das artes, ciências e pesquisas científicas.

Veja algumas das obras em destaque no portal:

• Machado de Assis: obra completa
• Plano de Desenvolvimento da Educação
• Música Erudita Brasileira
• Obras Machado de Assis
• Vídeo Paulo Freire Contemporâneo
• Poesia de Fernando Pessoa
• Literatura Infantil em português
• A Divina Comédia em português
• Publicações sobre educação
• Obras de Joaquim Nabuco
• Hinos brasileiros (coral e instrumental)

Como usar a Biblioteca Virtual

portal domínio público

Para acessar as obras da Biblioteca Virtual, basta entrar no site do Portal Domínio Público e fazer a sua pesquisa. Como mostra a imagem, você poderá filtrar a Pesquisa Básica com um ou mais filtros, que são:

• Tipo de mídia: texto, imagem, som ou vídeo
• Categoria: a área de estudo procurada
• Autor(a) da obra
• Título da obra
• Idioma

Se você não se lembrar do nome do autor ou da obra, poderá fazer ainda a pesquisa por palavra-chave. Para isto, é só clicar no ícone “Pesquisa por Conteúdo”.

Na opção “Pesquisa por Nome de Autor”, existe um índice alfabético com o nome dos autores disponíveis no acervo. E no ícone “Pesquisa Teses e Dissertações” você pode procurar apenas por esses tipos de obra, podendo filtrar o ano da tese, palavras-chave e instituições de ensino:

portal domínio público

Posso contribuir com a Biblioteca Virtual?

Sim! Você pode participar do Portal Domínio Público de quatro formas:

1) Como voluntário, digitalizando obras que sejam de domínio público

Para isso, é necessário verificar a relação de autores brasileiros que já possuem obras em domínio público e enviar o arquivo juntamente com seus dados cadastrais (Nome Completo, CPF, Código DDD e Telefone) para o e-mail: [email protected]

2) Como autor, cedendo suas obras

Antes de ceder suas obras é preciso licenciá-las no Creative Commons. Basta acessar o site e inserir os dados pessoais da sua obra (Título, Local e Data de criação), aceitando os termos e condições da licença.
Em seguida, envie sua obra com seus dados cadastrais e dados da licença para o e-mail do Portal.

3) Como parceiro, cedendo direitos autorais de obras da sua organização

Se você for o representante legal de uma organização (pessoa jurídica) e desejar se tornar um parceiro do Portal Domínio Público, basta enviar um e-mail para o Portal.

4) Como tradutor, traduzindo obras que sejam de domínio público

Envie o arquivo traduzido com seus dados cadastrais e com os dados bibliográficos da obra (Autor, Título, Editora, Local e Ano da Edição e Número ISBN) digitalizada para o e-mail do Portal.

E aí, curtiu a ferramenta? Conte para a gente o que você achou do Portal Domínio Público e da Biblioteca Virtual. E lembre-se de compartilhar com seus amigos.

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook