Guia completo para fazer um resumo de trabalho científico vencedor!

Guia completo para fazer um resumo de trabalho científico vencedor!

Depois de muita pesquisa, suor, lágrimas e noites em claro, você finalmente conseguiu terminar seu trabalho. Mas alegria de ter concluído a missão durou pouco, pois você descobriu que também vai precisar elaborar um resumo. Como fazer um resumo de trabalho científico de qualidade?

Não precisa entrar em pânico! Com essas dicas você vai conseguir fazer o melhor resumo da sua vida. Vem!

O que é um resumo de trabalho científico?

Já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Pois é. O resumo normalmente é a parte mais lida do trabalho científico e o primeiro contato que o leitor terá com o trabalho. É uma descrição breve do que o trabalho contém.

O resumo é a síntese das questões do trabalho, e deve ser de leitura rápida e dinâmica. Ao escrever um resumo você apresenta um enfoque geral do seu trabalho completo.

resumo de trabalho científicoImagine que alguém está fazendo uma revisão bibliográfica sobre determinado assunto, e se depara com o seu trabalho. A pessoa precisa descobrir o que é o seu trabalho e se o conteúdo é relevante para o que ela está pesquisando.

Você acha que ela vai ler todas as 15, 30 ou 60 páginas que você escreveu só para descobrir isso? É bem provável que não, e é por isso que o resumo é tão importante e não deve ser feito de qualquer maneira!

Um resumo de trabalho científico deve ser tão bem pensado quanto o restante do trabalho, pois é única parte que a maioria das pessoas vai ler.

Resumo simples x resumo expandido

Existem dois tipos de resumo: o simples e o expandido. Mas a diferença vai muito além da diferença de tamanho.

Resumo simples

O resumo simples deve ter o tamanho máximo de uma página, cerca de 500 palavras, e não exige a aplicação de referências. Geralmente é utilizado para informações mais simples e para trabalhos menores.

Um resumo simples ressalta os pontos fortes do trabalho, analisa um ou mais objetivos, os resultados, a metodologia utilizada e os resultados obtidos.

Devido ao seu tamanho limitado, o resumo simples deve ser muito claro e objetivo, sem rodeios. Deve seguir as normas da ABNT, assim como o restante do trabalho.

Resumo expandido

O resumo expandido não deve ser maior do que 4 páginas (2000 palavras). Isso pode variar de acordo com as regras de submissão de trabalhos de cada periódico e evento científico. Além disso, exige o uso de referências conceituais.

Este tipo de resumo é utilizado em trabalhos que exigem a apresentação de informações mais detalhadas a fim de facilitar o entendimento do trabalho.

A função do resumo expandido é apresentar a ideia geral da pesquisa e a maneira como ela foi feita. Deve conter os objetivos, metodologias e conclusão do trabalho. Porém, cada uma dessas seções será maior do que seriam em um resumo simples.

O resumo expandido pede título, autor, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados obtidos, conclusão, agradecimento e as referências. As regras da ABNT também devem ser aplicadas aqui.

Por onde começar a fazer o meu resumo de trabalho científico?

resumo de trabalho científicoVocê pode fazer um rascunho do resumo enquanto planeja o trabalho e define o objetivo, os capítulos e a metodologia, mas a conclusão dessa tarefa só é possível depois que o trabalho estiver pronto. Então, pode-se dizer que a melhor hora para escrever o resumo é depois que o trabalho já estiver finalizado.

Antes de tudo, defina que tipo de resumo você vai fazer. Será simples ou expandido? Confira qual é a exigência de resumo para o seu tipo de trabalho e para o periódico onde pretende publicar.

Feito isso, é hora de estruturar o resumo. Basicamente ele precisa conter o objetivo do trabalho, a abordagem, a metodologia utilizada e um resumo das conclusões. Utilize o sumário e os tópicos do seu trabalho para facilitar o processo.

Coloque-se no lugar do leitor. Pense em quando você fazia a pesquisa para o seu trabalho e lia artigos de outras pessoas. O que você gostaria de ler no resumo? Que informação você busca ao fazer uma revisão bibliográfica?

A estrutura de um resumo pode variar de acordo com o tipo de trabalho e periódico. No entanto, a estrutura abaixo sempre será cobrada, em um grau maior ou menor. E também é a melhor maneira de apresentar o seu trabalho para o leitor.

1) Objetivo: qual é a sua meta com o trabalho? Este tópico deve estar na primeira frase de um resumo de trabalho científico. “O objetivo deste trabalho é…” “A pesquisa propõe a análise de x dados com o objetivo de…”

2) Materiais e métodos: de que maneira você vai atingir o objetivo? Logo depois de apresentar o objetivo você deve fazer uma breve descrição da metodologia utilizada para atingi-lo.

3) Resultados: a sequência lógica é informar qual ou quais foram os principais resultados obtidos, de forma objetiva. É muito importante apresentar informações quantitativas reais ao invés de afirmações vazias. Assim o leitor perceberá que de fato o trabalho teve resultados.

4) Conclusões: quais são as conclusões do trabalho? Que análise você faz dos resultados obtidos? O que o seu trabalho representa para área de estudo? Sim, você fará spoiler de tudo isso no resumo.

Muita gente não consegue fazer um bom resumo porque não segue a estrutura acima. E ainda há pessoas que confundem resumo com outros tópicos do texto.

É importante lembrar que resumo não é introdução. A introdução apresenta o contexto do trabalho, as suas motivações para pesquisar o tema. É bem diferente de um resumo, que deve ir direto ao ponto e conter todos os itens acima.

Além disso, lembre-se de não se estender muito na hora de falar sobre a metodologia. Objetividade é a palavra chave! E um resumo também não é discussão. Você não precisa fazer frases muito elaboradas nem excessivamente justificadas.

Mãos à obra!

Pronto, é só isso! Seguindo este modelo você certamente conseguirá produzir um resumo de trabalho científico de qualidade.

Agora que você já sabe o que deve e o que não deve fazer na hora de produzir um resumo, é só colocar a mão na massa! Boa sorte. Em caso de dúvida, fale com a gente.

REFERÊNCIAS

http://www.scielo.br/pdf/rbti/v25n2/v25n2a03.pdf

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook