Saiba como preparar uma palestra de qualidade!

Saiba como preparar uma palestra de qualidade!

A rotina de um palestrante requer muita disciplina e organização. Para atender e até mesmo superar as expectativas dos clientes e participantes, é necessário internalizar algumas práticas importantes. 

Sabe aquela sensação de dever cumprido, sem falhas de organização e com a aprovação do público? Preparamos algumas dicas para que essa experiência se torne padrão e você saiba como preparar uma palestra de sucesso!

Prepare o material de apoio com antecedência

Parece óbvio, mas grandes palestrantes não conseguem ter tempo hábil para revisar slides, vídeos, apostilas e outros tipos de conteúdo. Erros de digitação ou gramaticais passam a sensação de descaso e despreparo: o participante entende que o palestrante não depositou a energia necessária.

Conteúdos mais complexos necessitam de fases específicas, desde a compilação de conteúdo, diagramação e impressão, até a montagem de itens extras, como bolsas personalizadas e outros brindes. Em eventos técnico-científicos, por exemplo, problemas no material do participante podem gerar crises graves entre os participantes.

Defina todo o planejamento do material de apoio com o máximo de antecedência e evite transtornos.

Pratique o conteúdo antes da palestra

Não subestime o nervosismo de falar em público. Mesmo sendo autoridade no seu ramo de atuação, pratique os tópicos do seu material de apoio, em especial o início e momentos de interação direta com participantes. Liste os possíveis riscos, situações delicadas e constrangedoras, assim você ganha mais autoridade com os participantes ao contornar problemas de forma natural e espontânea.

Sua voz é seu instrumento de trabalho e deve ser tratada com o máximo de respeito. Evite alimentos gelados, situações de estresse, longas conferências e outras ações antes da palestra que possam prejudicar sua performance. 

Participe da organização do evento

Conferir se o evento está organizado não é responsabilidade do palestrante, mas ele é o primeiro a sentir os impactos da gestão ineficiente de um evento. Crie uma checklist de tudo que você precisa para preparar uma palestra, mesmo que o evento tenha uma mega estrutura, inscrições automatizadas e empresa organizadora responsável. Pode-se incluir tais itens nessa checklist:

  • Conferir e testar microfone;
  • Conferir equipamentos de sonorização e audiovisual;
  • Salvar apresentações em vários formatos;
  • Levar apresentação impressa;
  • Levar notebook, cabo HDMI e mouse sem fio;
  • Conferir se a projeção está com resolução adequada;
  • Levar celular com internet roteada.

Gerencie a atenção do público

Chegou a hora do grande momento. Você já preparou sua palestra nos mínimos detalhes e agora sua única missão é repassar o conteúdo, correto?

A resposta não é tão simples assim: Não adianta ter conhecimento se o público não recebe a informação correta no momento correto. Para ter sucesso é preciso ir além da gestão do curso. Planeje sua palestra com base na experiência do participante.

A gamificação é uma forte tendência e você pode utilizá-la em muitos projetos. Crie intervenções criativas com brindes, sorteios e competições para engajar os participantes. Ações como essa fazem uma grande diferença no seu marketing pessoal – e seu networking agradece! 

Neste artigo você aprendeu algumas dicas valiosas para preparar uma palestra, desde o planejamento e prática do conteúdo, organização e experiência do participante até a necessidade de integrar os ouvintes em sua retórica.

Gostou do tema de hoje? Faça um comentário com dicas e sugestões para o nosso blog!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook