Saiba como tornar sua palestra única e engajar o público

Saiba como tornar sua palestra única e engajar o público

Para muitas pessoas, fazer uma palestra única é um grande desafio. Existem aqueles que são tímidos defronte multidões e passam por maus bocados na hora de falar em público. Mas também existem pessoas com um talento natural para palestrar – por isso, inclusive, muitos fazem disso uma profissão.

Esses profissionais têm como objetivo a busca pela produção de uma palestra única, que cative seu público e marque aqueles que a assistirem. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o que não pode faltar em uma grande palestra.

Conteúdo

Um dos principais pontos que fazem uma palestra de sucesso é o conteúdo oferecido. Na hora do planejamento do evento, é essencial analisar se o conteúdo no qual sua palestra se baseará é inovador o suficiente para chamar a atenção do público.

Cabe salientar, também, a necessidade de adequar o seu conteúdo ao público que presenciará a palestra. Estude bastante quem frequentará o evento para levar até eles um conteúdo relevante, valioso. Boas palestras precisam atrair pessoas não somente pelo palestrante, mas, principalmente, pelo assunto abordado.

Postura é fundamental para fazer uma palestra única

Um bom palestrante é capaz de cativar sua audiência apenas com sua postura e sua presença. Uma palestra única é construída não somente por um conteúdo adequado, mas também por um palestrante que sabe o que e como falar com seu público.

Mesmo que você tenha domínio sobre o conteúdo que apresentará e que ele seja relevante e interessante para o seu público, apenas ler as informações de maneira robótica poderá, realmente, destruir sua apresentação.

O palestrante precisa saber como se portar com sua audiência, buscando sempre interagir com ela. Para ser um bom orador, nada melhor do que agir de forma natural, como se estivesse conversando com um conhecido. Esse tipo de postura tende a atrair a atenção do público para a apresentação, aumentando, assim, os níveis de interação.

Ter postura também significa saber contornar momentos indesejados. Em toda palestra, é normal que alguém deixe o celular ligado ou converse durante a apresentação. Ter jogo de cintura para lidar com esse tipo de situação, certamente, fará com que você ganhe pontos com sua plateia.

Organização

Organização é uma palavra-chave para a construção de qualquer evento. Primeiro, é necessário para o palestrante organizar o seu material em torno do que será apresentado, pensando sempre em um plano secundário. Além disso, todo o evento deve ter uma equipe que cuide para que tudo saia como planejado.

Esteja você palestrando em um grande evento ou participando como palestrante em um curso ou workshop, é essencial que exista uma equipe capaz de garantir que tudo transcorra sem grandes problemas.

Apoio

Nem todas as pessoas nascem com a habilidade natural de falar em público. Desenvolver essa capacidade pode levar tempo, e nada melhor do que contar com a ajuda de profissionais nessa área.

Hoje, existem consultorias especializadas em ajudar as pessoas a se tornarem bons palestrantes. Caso você não se sinta confiante o suficiente para subir em um palco e interagir com seu público em uma palestra única, buscar esse tipo de ajuda pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Você se considera um bom palestrante? Saber lidar com o público é realmente um grande desafio – e, certamente, a chave do sucesso para se fazer uma palestra única! Se você gostou deste artigo, confira também nosso post sobre o que é o funil de vendas!

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook