Tudo o que você precisa saber sobre networking!

Tudo o que você precisa saber sobre networking!

Networking significa “rede de trabalho”. Ou, mais precisamente, uma rede de contatos profissionais e pessoais que um indivíduo monta ao seu redor. Geralmente, um bom networking permite melhorar as oportunidades na carreira, atrair novos clientes e até encontrar parceiros mais qualificados para um determinado negócio. Por isso, é fundamental que toda pessoa que deseje alavancar seus resultados invista na formação de uma rede confiável e ampla de relacionamentos.

Quem trabalha com cursos e palestras precisa ficar atento e buscar contatos, tanto pessoalmente quanto no mundo virtual. Mas, para montar o networking, é preciso ter cuidado e saber escolher corretamente as relações interpessoais, além de cultivá-las.

Para ajudar nesse ponto, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

Frequente eventos profissionais e sociais

Não é todo profissional que você conhece que poderá auxiliar em seu networking. É preciso ter em mente quais irão te apoiar naquilo que faz parte do seu objetivo profissional. Isso não significa se tornar interesseiro, mas sim escolher contatos estratégicos.

Alguns locais para você fazer contatos são eventos profissionais da sua área, isto é, onde pessoas que trabalham no seu segmento estarão (fornecedores, colegas etc.).

Confraternizações e eventos sociais também são pontos bons para investir no seu networking, porém, novamente, é preciso saber com quais profissionais vale a pena manter um relacionamento profissional. Para isso, é importante conversar, procurar conhecer os seus interlocutores, ou seja, investir em seu marketing pessoal.

Esteja presente no mundo virtual

Hoje, é fundamental estar presente no mundo virtual, especialmente em redes sociais profissionais. Algumas, como LinkedIn e Viadeo, são verdadeiros pontos de encontros de profissionais de tudo quanto é setor. Ou seja, locais excelentes para se descobrir colaboradores e futuros parceiros de negócios.

Interagir em fóruns e grupos em redes voltadas a assuntos pessoais, em geral, também é importante para te aproximar do seu público. Aliás, as possibilidades de se conseguir clientes na internet são amplas, especialmente se você possuir um blog/site para divulgar seus serviços.

Participar de plataformas com sistemas de gerenciamento de cursos e palestras, como o da Vpeventos, também possibilitam expandir suas chances de obter novos alunos por meio da publicidade dessas ferramentas.

Tenha materiais informativos e de divulgação sempre à mão

Para impulsionar seu networking, você deve sempre ter um cartão de visitas ou algum material de divulgação dos seus serviços profissionais. Dessa forma, quando aquele contato ou cliente em potencial aparecer, você estará pronto.

Mantenha seus dados atualizados junto ao seu networking

Outro ponto importante é sempre manter seus dados atualizados. Caso você mude de telefone, e-mail ou até de perfil em redes sociais, deixe os seus contatos cientes das novas informações. Dessa forma, caso algum deles tenha uma proposta ou queira contratar os seus serviços, você será facilmente encontrado.

Construir o seu networking é fundamental para que você se mantenha competitivo e obtenha sucesso profissional. É importante cultivar os relacionamentos atuais e sempre estar aberto para os novos. Mais importante ainda é isso seja feito constantemente.

Agora que você já viu nossas dicas, que tal compartilhá-las nas suas redes sociais e manter seus amigos tão bem informados quanto você?

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook