Vantagens da automação industrial para o seu negócio

Vantagens da automação industrial para o seu negócio

Os benefícios considerados ilimitados com a automação industrial são diversos. Isso porque quando se automatiza algum tipo de processo, o desempenho global aumenta de uma forma extremamente significativa. 

Se você tem uma indústria e quer mais tecnologia, a hora de contar com a automação industrial é agora.

A criação de mecanismos que fazem a produção automática, de modo que aumente as produções, diminua os custos e promova qualidade para os produtos, são os objetivos principais da automação industrial.

Um outro ponto que entra como um dos principais objetivos é uma produção em indústrias controlada de maneira automática pelo sistema dinâmico da automação industrial.

Conheça o passo a passo da operação 

Uma parte muito importante do sistema é a operacional, a qual trabalha de maneira direta no processo. Trata-se de um conjunto de elementos que permitem a máquina se movimentar e fazer as operações que são programadas.

Os elementos que fazem parte da função de operações, normalmente são:

  • Sensores;
  • Compressores de ar;
  • Pistões;
  • Válvulas;
  • Cilindros;
  • Motores.

E além da operação, é necessário também saber e fazer de forma correta um bom controle. Trata-se da parte que é programável e, geralmente, é implementada com a ajuda do Controlador Lógico Programável.

Conheça as quatro vantagens 

A seguir, vamos apresentar para você que ainda não sabe muito sobre esse processo, quatro vantagens que a automação industrial proporciona para as indústrias. São elas:

Segurança

No Brasil existe uma norma regulamentadora (NR-12) que obriga que os fabricantes de máquinas sigam de maneira implacável todas as práticas de segurança. Quando uma pessoa realiza a operação de uma máquina, é normal que erros ocorram; isso normalmente não ocasiona grandes problemas, mas evitar é sempre melhor. 

No entanto, com um sistema industrial automatizado, a probabilidade de erros é menor, já que é operado por meio de um computador.

Aumento da Produtividade 

Começando pela primeira vantagem, que é o crescimento da produtividade. Quando a automação é colocada nas máquinas, o alcance dos ciclos de produção fica mais eficiente. 

Uma pessoa pode não ser capaz de fazer algum tipo de produção de uma maneira extremamente repetitiva, por um período muito longo, um sistema de automação industrial pode fazer esse tipo de trabalho. 

Diminuindo os custos

Um retorno rápido em relação ao investimento é extremamente visto quando um sistema de automação industrial começa a estar dentro de uma empresa. 

Sem a necessidade de uma quantidade muito grande de funcionários, a empresa tende a conseguir economizar e realizar compras certeiras e que promovem bons resultados em um futuro próximo.

Fora isso, a economia de energia também ocorre, já que grande parte dos sistemas que são automatizados, são preparados para ficar em modo economia quando estão desligados. 

A qualidade dos produtos

As máquinas que são automatizadas promovem resultados que são consolidados e repetitivos, o que é muito bom para grande parte das empresas. 

Vários problemas com a questão da qualidade são eliminados com a automação. Os processos podem ser regulados da forma ideal para cada tipo de atividade. Os resultados que são bons, são sempre vistos com os sistemas que utilizam automação.

Geradores com novidade de automação

Grande parte das pessoas já têm conhecimento sobre o gerador de energia e conhecem a importância que ele tem para indústrias e tantos outros segmentos, como hospitais, aeroportos e supermercados, por exemplo.

Porém, uma novidade bem interessante que gira em torno desse equipamento tão importante nos dias atuais é a automação. 

Basicamente, se trata do monitoramento realizado para analisar quando acontece a falta de energia elétrica e quando a falta é vista. A automação faz com que os geradores sejam ligados de maneira automática, e isso acontece normalmente depois de mais ou menos 15 segundos. 

Geralmente, nas etiquetas personalizadas que encontram-se presentes nos geradores que contam com o sistema de automação, existem as informações necessárias para entender como é a atuação do equipamento. Mas se informar com profissionais também é fundamental. 

Tecnologia em avanço

Como foi possível analisar, com a automação industrial os avanços aumentaram e amadureceram de maneira extremamente precisa, o que é fundamental para os dias de hoje. Alternativas para as indústrias proporcionam um trabalho ainda melhor e eficaz.

Isso tudo transformou a automação em uma opção mais atraente para diferentes tipos de atividades desenvolvidas nas indústrias e tantos outros segmentos. 

Compartilhe:

Related

Comentários no Facebook